Sexo e gênero: qual a ligação?

 

As pessoas utilizam frequentemente os termos “sexo” e “gênero” de forma intercambiável, mas isto é incorreto. O sexo e o gênero são diferentes, e é crucial comprplaeender porquê.

 

“Sexo” refere-se às diferenças físicas entre pessoas que são do sexo masculino, feminino ou intersexo. Uma pessoa tem normalmente o seu sexo atribuído à nascença com base em características fisiológicas, incluindo a sua composição genital e cromossômica. Este sexo atribuído é chamado “sexo natal” de uma pessoa.

 

O gênero, por outro lado, envolve a forma como uma pessoa se identifica. O gênero é um espectro amplo. Uma pessoa pode identificar-se em qualquer ponto dentro deste espectro ou fora dele inteiramente.

 

As pessoas podem identificar-se com gêneros que são diferentes do seu sexo ou com nenhum. Estas identidades podem incluir transgênero, não binário, ou neutro em termos de gênero. Há muitas outras formas pelas quais uma pessoa pode definir o seu próprio sexo.

 

O gênero também existe como construções sociais – como “papéis” ou “normas” de gênero. Estes são definidos como os papéis, comportamentos e atributos socialmente construídos que uma sociedade considera apropriados para homens e mulheres.

 

Vamos entender melhor sobre a  sexologia humana masculina e feminina.

Sexo

 

A atribuição de sexo acontece tipicamente ao nascer com base em marcadores anatômicos e fisiológicos.

 

Os órgãos genitais masculino e feminino, tanto internos como externos, são diferentes, e os corpos masculino e feminino têm uma aparatagem hormonal e cromossômica distintas. Os médicos utilizam estes fatores para atribuir o sexo natal.

 

À nascença, as pessoas designadas por sexo feminino têm níveis mais elevados de estrogênio e progesterona, e enquanto o sexo masculino têm níveis mais elevados de testosterona. As mulheres atribuídas têm tipicamente duas cópias do cromossomo X, e os homens atribuídos têm um cromossomo X e um Y.

Gênero

O gênero tem sido historicamente definido como binário. Muitas outras culturas há muito reconhecem o terceiro gênero. Alguém que se identifica com o gênero que lhes foi atribuído à nascença é chamado “cisgenero”.

 

Alguém que não é cisgênero e não se identifica dentro do gênero binário – de homem ou mulher- pode identificar-se como não binário, fluido de gênero, entre outras identidades. Uma pessoa cuja identidade de gênero é diferente do seu sexo pode identificar-se como transexual.

 

Uma pessoa pode identificar-se total ou parcialmente com os papéis de gênero existentes. Ou  pode não identificar-se com nenhum papel de gênero. 

Gênero e sociedade

O gênero é também é uma construção social. O gênero refere-se às características socialmente construídas de mulheres e homens, tais como normas, papéis e relações de e entre grupos de mulheres e homens. Varia de sociedade para sociedade e pode ser alterado.

 

Os papéis de gênero em algumas sociedades são mais rígidos do que em outras. No entanto, estes nem sempre são estabelecidos em pedra, e os papéis e estereótipos podem mudar com o tempo. 

Identidade e expressão

Uma pessoa pode identificar e expressar o seu gênero de diferentes maneiras.

 

A identidade de gênero é como uma pessoa se sente internamente, enquanto a sua expressão é como se apresenta ao mundo exterior. Por exemplo, uma pessoa pode identificar-se como não binário mas apresentar-se como um homem ao mundo exterior.

 

Durante séculos, muitas sociedades têm imposto a noção de que uma pessoa é um homem ou uma mulher com base nas suas características físicas. Esta ideia conflitua sexo e gênero, o que é incorreto. O sexo e o gênero não são a mesma coisa. E esses dois também não têm a ver diretamente com hormônios (testosterona e estrogênio).

 

Em termos gerais, o sexo refere-se às características físicas de uma pessoa ao nascer, e o gênero engloba as identidades, expressões, e papéis sociais de uma pessoa.

 

Uma pessoa pode identificar-se com um gênero diferente do seu sexo natal ou sem qualquer gênero. Esta última identidade é frequentemente referida como não binária, mas este é um termo guarda-chuva que abrange muitas identificações.

 

4.8/5 - (317 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *